top of page

Como Portugal elevou a sua educação às melhores do mundo: Pouco dinheiro, muito empenho.

portugal educacion.jpg

Desde 2015, a União Europeia observa a ascensão educacional de um país que, a despeito de ainda sentir os efeitos de uma crise económica e estar entre os mais pobres do bloco, chama atenção por seus resultados no principal teste internacional de educação.

 

Portugal conseguiu que os seus alunos de 15 anos ficassem acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE, organização também conhecida como “clube dos ricos”) nos domínios avaliados pelo Pisa: ciências, leitura e matemática.

Aliás, desde que o exame começou a ser aplicado pela OCDE nos anos 2000, a cada três anos, Portugal avança um "bocadinho".

Se quiser continuar a ler, por favor clique em qualquer uma das imagens.

portugal mae.jpg

      'O que mais influência e determina o rendimento escolar é a educação e                  Com pouco investimento, mas melhorias constantes, Portugal viu os  seus  

       a escolarização da mãe', diz especialista.                                                                            alunos superarem a média no teste internacional Pisa.                                    

portugal studantes.jpg

As vantagens de cada idade para aprender um novo idioma

velho.jpg
meninos.jpg

          Pesquisas mostram que cada fase da vida nos oferece diferentes            

          vantagens no aprendizado de línguas.                                                            

         Crianças pequenas têm facilidade de aprender sotaques nativos.                                                                                                                                                      

Para muitas crianças, o espanhol é o terceiro ou quarto idioma. Entre as suas línguas maternas, estão o croata, hebraico, coreano e holandês.

“Nessa idade, as crianças não aprendem um idioma - elas adquirem-no”, diz Carmen Rampersad, diretora da escola. A declaração parece resumir a invejável naturalidade dos pequenos poliglotas ao seu redor.

Ao comparar a desenvoltura deles com a dificuldade de um adulto em cursos de idiomas, seria simples concluir que o melhor é começar a aprender uma nova língua na infância.

Agora a ciência oferece uma visão muito mais complexa de como a nossa relação com os idiomas evoluem ao longo da vida - e pode encorajar quem começa a estudar mais tarde.

Se quiser continuar a ler, por favor clique em qualquer uma das imagens.

Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 por O Amante da língua portuguesa.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page