Música folclórica portuguesa
A música tradicional também conhecida como folclórica, é praticada em diferentes partes do país.
As tradições musicais são um espelho da vida política, cultural e histórica, ao mesmo tempo, nos mostra como a influência de múltiplas culturas africanas, europeias e sul-americanas (Brasil) foram importantes na sua origem.
Temos diferentes formas de ouvir e apreciar o folclore português, o YouTube e as estações online nos dão essa oportunidade.
Aqui deixo os links de várias estações de rádio de música folclórica:
Rádio do Folclore Português
https://onlineradiobox.com/pt/dofolcloreportugues/?cs=pt.dofolcloreportugues&played=1&lang=es
Rádio Amália
https://www.radio.es/s/amalia (Fado)
Instrumentos tradicionais
Instrumentos de Corda:
Guitarra portuguesa: A guitarra portuguesa é um instrumento de 12 cordas da Idade Média, baseado na cítara e no Oud, o alaúde árabe.
A Viola Braga: é um instrumento similar ao violão com cinco cordas de aço. É jogado com as cinco cordas ao mesmo tempo.
Viola de Arame: Muito semelhante ao Braguesa, tem um buraco na forma de dois corações. Esse tipo de guitarra é comum na Madeira e nos Açores.
Viola Toeira: Quase extinta. O seu som possui um orifício de formato oval horizontal e tem 12 cordas organizadas em cinco ordens.
Cavaquinho: é um instrumento de cordas da família de violões europeus, com quatro cabos ou cordas de tripa.
Braguinha: é uma espécie de cavaquinho geralmente encontrada na Madeira.
Instrumentos de sopro:
Concertina: é o nome com o qual o acordeão diatónico é conhecido em Portugal. Consiste num corpo em duas partes, cada uma,
em geral, de forma retangular, separadas por um fole.
A Palheta: é um instrumento de sopro de dupla palheta semelhante ao oboé.
Gaitas de Foles: Instrumento de sopro formado por dois ou mais de um, ou dois tubos de cana, os juncos são vibrados pelo vento alimentado pela pressão do braço num pano ou bolsa de couro. Os tubos são mantidos fora dos soquetes de madeira amarrados à bolsa, que é inflada pela boca ou por foles amarrados ao corpo.
Percussão:
Adufe: é um quadrado de pele de tambor duplo. As peles são costuradas, muitas vezes com sementes. É jogado com os polegares de ambas as mãos e o ponteiro da mão direita, deixando os outros dedos livres para acertar o instrumento.
Bombo: são grandes e são jogados verticalmente. Normalmente, o músico atinge apenas um lado da pele, produzindo um som profundo e baixo.
A sarronca: é uma pele esticada sobre um jarro que servirá de tábua de ressonância. O som é emitido quando um bastão ou cana é esfregado contra a pele.
